Páginas

Mudar pra que, mesmo?

Mudar Pra Que - Sujeito a Mudança

Tudo na vida está em contante mudança. Porém, uma das coisas que percebo observando as pessoas ao redor é que parece que elas estão presas continuando vivendo no passado, querendo que as coisas voltem exatamente como eram antes. Querem ser como eram quando crianças, querem fazer a mesma coisa que faziam com os amigos, as mesmas coisas, as mesmas pessoas, querem o mesmo emprego em que se sentiam felizes. Lutam desnecessariamente para conquistar aquilo que julgam que foi perfeito no passado.

Aposto que você já está cansado de ouvir história de alguém que trabalhava em alguma fábrica fazendo um serviço repetitivo e que depois que a empresa atualizou e automatizou a forma como as coisas iriam funcionar, essa pessoa passou a não fazer mais parte da empresa. Pois é.

As circunstâncias mudam e é ok elas mudarem. Não sei porque as pessoas acham que tudo tem que ser para sempre e exatamente do jeito que elas querem, do jeito perfeito de suas lembranças.

O que eu acho é que devemos nos desprender disso. Começar a mudar e ter em mente que daqui pra frente temos que procurar as coisas novas. Aceitar e não ter medos das novidades.

O ideal seria  aproveitarmos ao máximo todos os momentos, com quem quer que esteja ao nosso lado e independente das circunstâncias.

No vídeo abaixo, do Simple Pickup, se estiver confortável com o idioma inglês, adiante para 5 minutos e veja o que o Kong fala sobre a importância de se continuar mudando e seguir em frente, não se acomodar com as coisas.



As pessoas não serão iguais pra sempre. Nem sua amizades, por mais que doa dizer isso. Seus amigos, eventualmente, vão separar de você para seguir os objetivos deles, talvez permaneçam por um tempo maior, talvez menor, mas o dia fatídico virá. É importante saber que quando isso fica na saudade, na lembrança, não procure voltar às mesmas coisas como eram antes. Muito provavelmente isto não funcione. Ao invés disso, aceite o momento presente, a situação atual, entenda o que mudou e se adapte para buscar seus objetivos, se quiser manter aquela amizade na sua nova realidade, mas, obviamente, procure isto se isso ainda fizer parte do seu caráter. Nade contra a correnteza para manter o que lhe é importante, mesmo que tenha que mudar para isso. Não nade para a ilusão de conquistar novamente algo que já está e pertence ao passado.

Assim como as pessoas, todas as outras coisas ao nosso redor também mudam.

Lembro das coisas perto de casa, das construções como eram quando eu era pequeno. Vi os prédios mudarem, os terrenos baldios que usava para cortar caminho, se erguerem e virarem importantes comércios para o bairro. Sempre achei na minha mente que aquele caminho sempre estaria ali para eu passar.
Vi muitos amigos, e inclusive eu, mudarem de casa, que também achava que era para sempre. Depois da primeira mudança, comecei a reparar que várias outras casas estavam com placa de aluga-se ou vende-se. Isso me fez perceber que todos tem seus motivos, mas as residências uma hora ou outra irão mudar de dono também, que estes donos talvez nem morem nessa casa de infância a vida toda. Elas mudam, morrem, sei lá, e outra pessoa irá fazer a história dela ali.

Mudar, muitas vezes é visto como um insulto na sociedade. Quantas vezes você já foi criticado ao mudar de opinião? Mudar seu estilo musical ou estilo de roupa? Muitos também sofrem ao mudar o tipo de comida que consome, principalmente, talvez, quem é vegetariano.
Não há nada de errado nisso. Lembro muito bem que antes não comia beterraba, brócolis, nhame, leite puro e sem açúcar, chá sem açúcar e hoje isso tudo já é um ótimo hábito na minha vida.
Opiniões mudam. Comportamentos também. Hábitos. Gostos. Não critique alguém por mudar isso. Não é algo ruim. É algo essencial.

Mudar Pra Que - Pessoas tem medo das mudanças


Outro exemplo clássico, é a carga pesada da sociedade que uma pessoa recebe quando decide abandonar de área que está acostumado a exercer sua profissão e seguir a sua paixão profissional. Engraçado que vi muitas pessoas se darem bem fazendo isso, exemplo de um amigo que antes fazia Mecatrônica, agora está se formando em Gastronomia. Outro que fazia publicidade e propaganda e agora no final do ano se tornará um arquiteto.

Mudar de emprego, de área é possível sim. Os empregos mudam. Os tipos de emprego também. Você lembra de alguns anos atrás ouvir falar do profissional de Social Midia? Isso se tornou possível, claro, com a mudança que as mídias sociais trouxeram para nossa realidade.
Abra agora uma página de um site de empregos e procure por cargos desse termo, aposto que encontrará um monte de ofertas e até matérias sobre isso.

Entretanto, essas mesmas profissões, bem como as empresas e comércios, não vão existir para sempre, elas com certeza irão mudar, vão mudar seus negócios, talvez fechem e outras empresas irão se erguer para serem líderes de uma nova época.

Apesar de parecer improvável, acredito que mesmo empresas de tecnologia como Google ou Apple que duram por muitos anos e reescrevem a história da humanidade, também irão, em algum momento, encerrar suas atividades.

No clássico discurso de Steve Jobs, ele fala bastante também da importância de seguir o seu coração e fazer as mudanças necessárias em sua vida, mesmo que você não consiga visualizar onde esse caminho louco irá chegar. Sério, vale o play.



Essas grandes empresas, aliás, duram por muitos anos pois reconhecem a necessidade de mudar constantemente. Lembra de como era o Google bem no começo? Percebe o quanto mudou até hoje?

Mudar Pra Que - Logotipo Google 1997


Mudar Pra Que - Logotipo Google 2013


Essas mudanças acontecem também com os cantores e bandas. Pode sim acontecer delas mudarem o estilo de música que tocavam inicialmente.
Um exemplo que cito, é do Linkin Park, uma das minhas bandas preferidas. Após um bom tempo sem lançarem músicas novas, depois quando gravaram um novo disco, pode-se perceber nitidamente a mudança do estilo deles, e isso foi somente se adaptando ao longo do tempo. Tente perceber a diferença nas músicas abaixo, que estão em ordem cronológica.









O que percebo, no fim das contas, é que eles foram aperfeiçoando muito a técnica e querem agora passar uma mensagem maior com suas canções e não simplesmente fazer um som que bomba.

Um outro exemplo bem conhecido, é do cantor John Mayer. Antes sua música ia mais para o lado de um blues com rock ou algo do gênero e, posteriormente, ele transforma isso numa música mais estilo folk e country, não sei muito bem.







Já citei num post anterior, outro dos meus cantores favoritos, John Butler. Ele é um ótimo exemplo da mudança que teve em sua aparência com o passar dos anos. Veja os vídeos abaixo, aprecie sua obra de arte, mas também repare na diferença dele de um vídeo para outro.






Vejo também que muita coisa mudou nos desenhos exibidos para as crianças desde a época que ficava por várias horas me divertindo com essas atrações (o que não faz muito tempo).

Quando entendi dentro da minha mente que as coisas podem sim ter seu fim, tudo mudou. Você simplesmente desapega das coisas materiais, os desenhos que faziam parte da minha infância, não são mais vistos pela nova geração e muito conteúdo também que fizeram parte da época do meu pai, hoje, dificilmente são lembrados. Tive ainda o privilegio de ver várias coisas com ele e manter guardado em minha memória. Claro que tem muita coisa que muda que as vezes é uma pena ter acabado, pois são coisas que gostamos, que já são consideradas partes de nós, mas novamente, entenda que este é o processo da evolução.

Antes mesmo dessa babaquice de superproteção da geração mimimi, assistia vários desenhos que hoje nem podem ser mais exibidos. A lista da minha memória é um pouco extensa como por exemplo Tom e Jerry, Castores Pirados, Laboratório de Dexter, Johnny Bravo, Coragem, o Cão Covarde, Pokémon, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Chaves e Chapolim, Yuyu Hakusho, Shurato, Beyblade, Yugioh, Medabots, Freakazoid, Animaniacs, Looney Tunes (e como não lembrar de Space Jam aqui), Tiny tunes, Aventuras de Tintim, Castelo Rá-Tim-Bum, Babar, Pantera Cor de Rosa, Jackie Chan, Samurai Jack, Fantástico Mundo de Bobby, Mundo de Beackman, Beetlejuice, Catdog, Hey Arnold, Rugrats, Rocket Power, TV Colosso, X-tudo, Doug, Samurai X, TV Cruj, Street Figher, Swat Kats, Super Patos, Duck Tales,

Lembro ainda dos programas que meu pai costumava assistir como Jaspion, Jiban, Xerife Ricochete, Bacamarte e Chumbinho, Corrida Maluca, Space Ghost, Herculoides, Thundercats, Transformers, Super Amigos.

Entenda: Os desenhos, e aqui também se encaixa todas as outras coisas, são feitos por pessoas, que fazem parte de algum grupo ou empresa e, como dito acima, tanto essas empresas, quanto, principalmente, as pessoas mudam e, em algum momento, esse desenho, ou qualquer outra coisa do gênero, deixará de ser apreciado e dará espaço para novos desenhos, outros bons e revolucionários, outros nem tanto. Cito aqui como exemplo de desenhos bons e da nova geração Ben10, Phineas e Pherb, Hora da Aventura.

Agradeço muito a extinta TV Manchete que passou a maioria dos desenhos da minha infância, que, por sinal, se encaixa perfeitamente no tema de toda essa mudança, já que essa emissora já não existe mais.

Depois dos exemplos de mudanças, esse assunto sobre desenhos despertou até uma sensação nostálgica. Quem estiver com essa sensação também, pode matar um pouco da saudade vendo alguns vídeos do canal Nostalgia.

Por falar nisso, outro divisores de mares relacionado a grandes mudanças, é a internet. Quem viveu os primórdios da internet sabe bem o que estou falando. Conexões a 40 kbps quando estava no pico, as estratégias para pagar menos com a internet discada, as primeiras páginas de internet, blog, gifs animados, vídeos, chats.
Não vou nem me esforçar para dizer o quanto tudo isso mudou, basta olhar para o celular que está na sua mão e simplesmente entender que este celular é milhares de vezes melhor e mais rápido que o computador mais potente da época.

No canal da Lully, no youtube, ela postou recentemente um vídeo mostrando um histórico de 3 anos de vídeos dela. Muito legal assistir toda essa transformação.



Seguindo a mesma linha dos videos da Lully, pegue outros canais que você esteja inscrito no youtube, veja o primeiro vídeo deles e em seguida assista o mais recente e veja a brutal diferença entre eles.

Quer outra ideia do quanto as coisas mudam? Abra seu perfil no orkut, se ainda estiver disponível, e veja como eram suas fotos, seus scraps, seus depoimentos, as pessoas com quem você se relacionava e a forma como isso acontecia. Alguma coisa mudou de lá para cá? Praticamente tudo, não?

Pegue jornais ou fotos da sua cidade na época de infância dos seus pais veja como eram os principais prédios, as ruas, veja o que mudou. Aliás, pra quem está falando sobre mudança, acho que pesquisar em jornais já não é tão utilizado mais, então pesquise no Google mesmo, que provavelmente está bem aí no seu bolso.

Mudar é bom. O hoje inspira o amanhã. E este mesmo hoje, que vai inspirar as gerações futuras, já foi inspirada também pelo passado. Sem isso tudo, as coisas que estão presentes hoje, obviamente, não estariam como estão.
É importante manter as coisas em constante mudança. Já imaginou se hoje você ainda estivesse escrevendo depoimentos e mandando scraps no orkut? Se estivesse comprando fichas para telefonar de um orelhão para algum parente distante ou, talvez nem tão distante assim? Se você não pudesse assistir aquele seu programa preferido da TV por, não existir TV? Se tivesse que encaminhar cartas para se corresponder com alguém que está muito distante de você?

O velho cai, para o novo entrar no lugar. Como já dizia o grande mestre Barney Stinson, o novo é sempre melhor.

Mudar Pra Que - New is Always Better - Barney Stinson

Meu ponto aqui hoje não é dizer qual geração é melhor ou não, mas sim que você perceba que mudar não é ruim. Entenda e aceite que tudo está em constante mudança. Não fique preso às memorias antigas nem fique tentando trazer os mesmos momentos para o presente. Traga e se adapte ao que realmente lhe é importante, alguma pessoa, emprego, hábitos, e não fique sofrendo querendo mudar aquilo para que ele volte exatamente como era no passado. Aquela sua lembrança que você tanto gosta, aquele filme, desenho, amigo, aquele momento perfeito, deve permanecer no passado. Adapte-se.

Mudar não só acontece ao nosso redor, como faz parte de nossa própria vida, o nosso processo de evolução. A todo momento estamos mudando. Trilhões de células no nosso corpo morrem a cada instante e outra trilhões nascem no instante seguinte. O que importa sempre é esse nosso presente e o que fazemos dele neste exato momento.

Está ruim, faça ficar melhor. Está quebrado, vá e conserte. Está desanimado, transforme sua realidade. Está faltando algo, invente uma solução e mude o mundo se for necessário.
Não importa o que voce faça, não importa a sua atitude, não importa se seus amigos serão os mesmos ou se ninguém irá te apoiar. O que importa, no final, é que você mude sempre pra melhor e supere o seu antigo 'eu'.

Mudar Pra Que - Quem não muda, dança - mudança

Tem algo útil para contribuir com o post? Então deixe seu comentário aqui embaixo e curta e compartilhe a mensagem! :)

Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário