Páginas

Nelson Mandela, De Prisioneiro Ao Símbolo Inspirador De Muitas Gerações

Você conhece Nelson Mandela de verdade? O ser humano por trás da lenda?

Recentemente eu vi em sites noticiários que a saúde de Nelson Mandela estava crítica porém "estável". Desde junho deste ano o Mandela ficou internado por infecção do pulmão e a situação realmente é muito preocupante. Fiquei frustrado em saber disso, pois admiro o cara pra caramba e só de saber que um dia ele irá dessa para melhor me causa um certo desconforto. É como se ele fosse um parente próximo e fizesse parte de nossas vidas. E de fato faz.




Hoje, 18 de julho, é o aniversário dele e considerado o dia internacional Nelson Mandela por ter dedicado 67 anos de sua vida a serviço da humanidade. O CENTRO DE MEMÓRIAS NELSON MANDELA está promovendo e encorajando pessoas de todo o mundo a participarem do MANDELA DAY 2013 onde a ideia é dedicar 67 minutos da sua vida em alguma ação humanitária. Eles propõem algumas ações como trocar vidros quebrados de escolas; doar livros para creches, bibliotecas ou escolas; se você é músico, tocar para idosos; ajudar alguém a conseguir um emprego; ajudar no preparo de comida em instituições de caridade; ler para alguém que não sabe ler; ajudar uma criança nos estudos; pintar ou reparar um orfanato; doar uma cesta básica para alguém necessitado; e outras ações, num total de 67, que você pode conferir no site do Mandela Day (em inglês) aqui: http://www.mandeladay.com/static/join
A proposta real é que você torne todo dia da sua vida um MANDELA DAY e realmente ajude a transformar o mundo num lugar melhor assim como Mandela nos inspirou.

Esse é o video em inglês que foi produzido para divulgar o MANDELA DAY:



Nelson Rolihlahla Mandela, Madiba, Nelson Mandela, Mandelinha para os mais íntimos ou simplesmente Mandela, é considerado mundialmente o principal líder e o mais importante nome da luta contra o regime do apartheid na Africa do Sul. Foi preso injustamente e cumpria pena de prisão perpétua na Ilha de Robben onde só foi libertado 27 anos depois, em 1990. Ganhou o prêmio Nobel da paz em 1993. Em 1994 foi eleito presidente da Africa do Sul e governou o país até 1999. Isso é o que todo mundo já sabia e ainda não deixa de ser fascinante. Se você ainda não sabe e ficou curioso, vou deixar alguns links no final do post sobre o Mandela para que possa se aprofundar na história de vitória, superação e liberdade desse ser humano incrível.

Há diversos filmes que contam a vida de Nelson Mandela, mas talvez o mais famoso deles é o INVICTUS dirigido por Clint Eastwood onde o Morgan Freeman interpreta o Mandela.



Não achei o filme completo para postar aqui. Achei este documentário navegando pelo youtube que aparenta ser do History Channel e se chama O HOMEM POR TRÁS DA LENDA.



Eu li o livro CONVERSAS QUE TIVE COMIGO que é uma espécie de apêndice da biografia de Mandela e retrata vários pensamentos que o Mandela teve enquanto esteve na prisão, ideias de histórias para colocar em sua autobiografia chamada LONGA CAMINHADA ATÉ A LIBERDADE, cartas que recebia e formulava para parentes ou para os chefes dos presídios.

Este livro é fenomenal porque é documentado a parte de quem Nelson Mandela realmente é como um ser humano, sua falhas, seus pensamentos, mostra um pouco do lado que poucos conhecem e vai muito além dos fatos que todo mundo já conhece.

Ele descreve muito bem como era na prisão da Ilha Robben, que era famosa por tratar desumanamente as pessoas que estavam lá. Inicialmente, era para ele receber um tratamento um pouco diferenciado dos demais, no qual ele recusou pois disse que não era melhor que ninguém para receber isso e também por fazer parte de sua estratégia baseado no que Gandhi disse, que um prisioneiro deve incorporar a prisão, organizar a prisão de forma a ter o apoio de todos. Transformar o lugar de castigo em um lugar de aprendizagem. E foi o que de fato ocorreu.

Mandela relata que qualquer coisa era motivo para os guardas baterem nos presos. Eles cantavam durante o trabalho que tinham de fazer de quebrar pedras, mas foram proibidos pelos guardas e aquele que estivesse cantando apanhava. Nesta parte ele descreve que mesmo assim eles cantarolavam para provocar os guardas. Fora isso, diversas vezes as cartas que o Mandela recebia eram abertas pelos guardas e o que eles achassem impróprio, eles retiravam e entregavam a carta para ele faltando várias partes da história.

Nessa parte do livro, ele define que a prisão é um lugar que foi feita para fazer com que o indivíduo que cometeu alguma infração contra a sociedade se recupere até que esteja apto a conviver na sociedade novamente e nisso eles devem ter um trabalho normal como todos, acesso a livros e outras coisas, mas isso não acontecia na prisão da Ilha de Robben, ocorria exatamente o contrário. Pra falar a verdade não é só lá que a prisão não é mais o que realmente era pra ser, acho que no mundo todo a prisão tem outro tipo de visão e função.



Mesmo com toda a dificuldade, das injustiças que ainda estavam acontecendo com seu povo, dos maus tratos na prisão, de saber que sua mulher foi violentada por policiais, que se filho morreu misteriosamente, Mandela continuou firme nos seus ideais e vencendo a cada dia a vontade de desistir. Todo dia pela manhã ele meditava. Estudou Direito e conseguiu seu diploma ainda na prisão, fato que, acredito eu, foi essencial para conseguir bater de frente com quem quer que fosse. As cartas que ele escrevia para criticar algo eram muito bem elaboradas e extremamente convincentes, deixando as pessoas ao qual foram direcionadas, com muito dificuldade em encontrar um excelente argumento para não aceitar o que ele estivesse propondo.

O que eu realmente achei o mais impressionante, é que na prisão ele fazia planos para trabalhar como gari para sustentar sua família, ele nem sonhava em ser presidente, de fato, quando propuseram esta ideia, Mandela recusou de cara porque ele queria dar espaço para os jovens, pois dizia que os jovens são o futuro da nação e tinham mais vitalidade para lutar pelos ideais e representar uma nova geração. Só foi aceita a ideia de se candidatar a presidente depois de muita insistência do partido e já avisou que não se candidataria à um segundo mandato. Mandela nunca quis toda a fama que possui, nunca almejou a glória própria, somente a libertação por direito dos africanos da opressão que estavam sofrendo, ele inclusive diz diversas vezes que estava preparado para morrer pela causa que estava buscando.


Nelson Mandela não se acha um santo, aliás ele dá uma nova definição de santo no livro, dizendo que santos são pecadores que continuaram tentando. Talvez ele não queira este título, mas com certeza, querendo ou não, ele será fonte de inspiração ainda para muitas gerações desse mundo por toda a repercussão que sua simples e genuína atitude teve na vida de todas as pessoas do mundo e na vida das que ainda estão para nascer.


PÁGINA DO FACEBOOK: https://www.facebook.com/nelsonmandela
LIVROS RECOMENDADOS: LONGA CAMINHADA ATÉ A LIBERDADE e CONVERSAS QUE TIVE COMIGO
WIKIPEDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela
IMDB: http://www.imdb.com/name/nm0541691/bio


Grande homem. Dedico este post para desejar um Feliz aniversário, parabéns pelos 95 anos de vida, muitas energias positivas nesse momento e muitíssimo obrigado por nos ajudar a construir um mundo melhor.


##### ATUALIZAÇÃO EM 18/07/2014 #####
Hoje, o Google colocou um Doodle em homenagem ao Dia Internacional do Nelson Mandela e ficaram muito boas as imagens e as mensagens:

Doodle Nelson Mandela

Doodle Nelson Mandela

Doodle Nelson Mandela

Doodle Nelson Mandela

Doodle Nelson Mandela

Doodle Nelson Mandela

Doodle Nelson Mandela

 #####

Make every day a Mandela Day.

Deixe aqui embaixo seus comentários, críticas e sugestões! :)

Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário