Páginas

Teste de Personalidade MBTI - Myers-Briggs Type Indicator


Já mencionei no post do livro Strengths Finder 2.0 sobre o teste MBTI, porém não havia encontrado um site que funcionasse o teste corretamente. Pois bem, finalmente esse site foi encontrado!!!

Primeiramente, uma breve explicação sobre o que é o teste.
O teste MBTI, que significa Myers-Briggs Type Indicator (Classificação Tipológica Myers-Briggs), é um teste para classificar as características de uma pessoa. Foi desenvolvido por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers.

Eu achei esse um dos melhores testes que já vi até agora. As perguntas no site são bem objetivas e é basicamente um "sim" ou "não" que você responde lá.
O resultado também achei muito mais preciso do que outros testes de personalidade ou vocacionais que fiz por aí.


Estes são todos os tipos que estão presentes no teste e organizados em quatro grupos conforme suas semelhanças de personalidades.

Analistas: (INTJs, INTPs, ENTJs e ENTPs)

Estes tipos de personalidade Racional e Intuitiva adotam uma abordagem pautada na racionalidade e imparcialidade, e são excelentes em debates intelectuais e os campos científicos ou tecnológicos. Eles são altamente independentes, têm mente aberta, vontade forte e imaginativos, abordando várias coisas de uma perspectiva de utilidade, e estão mais interessados no que funciona do que o que agrada a todos. Estas características tornam os Analistas excelentes pensadores estratégicos, mas também causam dificuldades em assuntos sociais ou românticos.

Diplomatas: (INFJs, INFPs, ENFJs e ENFPs)

Um grupo de personalidades do tipo Intuitivo e Sentimental – os Diplomatas se focam na empatia e cooperação, brilhando em campos da diplomacia e aconselhamento. Pessoas que pertençam a este tipo de grupo são cooperativas e imaginativas, geralmente fazendo o papel de harmonizadores em seu ambiente de trabalho ou círculo social. Estas características tornam os Diplomatas pessoas calorosas, empáticas e influentes, mas também causam problemas quando há a necessidade de confiar exclusivamente na racionalidade ou tomar decisões difíceis.

Guardiães: (ISTJs, ISFJs, ESTJs e ESFJs)

Pessoas com personalidade do tipo Observador e Julgador são chamadas de Guardiães – elas são cooperativas e altamente práticas, aderindo a e criando ordem, segurança e estabilidade onde quer que vão. Pessoas que pertencem a um destes tipos tendem a ser trabalhadoras, meticulosas e tradicionais, e são excelentes nos campos da logística e administração, especialmente aquelas que confiam em normas e hierarquias definidas. Estes tipos de personalidade tendem a seguir com seus planos e não se esquivam de tarefas difíceis – entretanto, eles também podem ser inflexíveis e relutam em aceitar pontos de vista diferentes.

Exploradores: (ISTPs, ISFPs, ESTPs e ESFPs)

As personalidades do tipo Observador e Perceptivo são as mais espontâneas de todos e também compartilham da capacidade de se conectar com o seu ambiente de uma forma que está além da dos outros tipos. Os Exploradores são utilitários e práticos, brilhando em situações que exijam uma reação rápida e a capacidade de pensar por conta própria. Eles são mestres das ferramentas e técnicas, utilizando as mesmas de formas diferentes – desde o domínio de ferramentas físicas até a capacidade de convencer as outras pessoas. Não surpreendentemente, estes tipos de personalidade são insubstituíveis em crises, artes e vendas – entretanto, suas características também podem leva-los a se envolver em empreitadas arriscadas ou a se focar unicamente em prazeres sensuais.


Os cinco aspectos de personalidade, quando combinados, definem o tipo de personalidade: Mental, Energia, Natureza, Táticas e Identidade.

Mental
Este aspecto mostra como nós interagimos com os outros:

Indivíduos Introvertidos (I) preferem atividades solitárias, pensar antes de falar, e ficam exaustos com interações sociais.
Obtém sua energia quando estão envolvidos com idéias; preferem refletir antes de agir e, novamente, refletir. Precisam de tempo para pensar e recuperar sua energia. Em geral, são pouco sociáveis.
Indivíduos Extrovertidos (E) preferem atividades em grupo, pensar enquanto falam, e se sentem estimulados com a interação social.
Obtém sua energia através da ação; gostam de realizar várias atividades; agem primeiro e depois pensam. Quando inativos, sua energia diminui. Em geral, são sociáveis.

Energia
O segundo aspecto determina como vemos o mundo e processamos as informações:

Indivíduos Intuitivos (N) são imaginativos, confiam em sua intuição, ficam absortos em suas ideias, e se concentram no que pode acontecer.
Preferem informações abstratas e teóricas, que podem ser associadas com outras informações. Gostam de interpretar os dados com base em suas crenças e experiências pessoais. Trabalham bem com informações incompletas e imperfeitas.
Indivíduos Observadores/Sensoriais (S) são realistas, confiam em seus próprios sentidos, ficam absortos em questões práticas, se concentram no que aconteceu.
Confiam mais em coisas palpáveis, concretas, informações sensoriais. Gostam de detalhes e fatos. Para eles o significado está nos dados. Precisam de muitas informações.

Natureza
Este aspecto determina como nós tomamos decisões e lidamos com as emoções:

Indivíduos Racionais (T) são duros, seguem suas mentes, se concentram em objetividade e racionalidade.
Decidem com base na lógica e procuram argumentos racionais.
Indivíduos Sentimentais (F) são sensíveis, seguem o seu coração, e se concentram em harmonia e cooperação.
Decidem com base em seus sentimentos (não confundir com emoções).

Táticas
Este aspecto reflete nossa abordagem no trabalho, planejamento e tomada de decisões:

Indivíduos Julgadores (J) são decididos, preferem regras e diretrizes claras, veem prazos como sagrados, e buscam a conclusão dos assuntos.
Sentem-se tranquilos quando as decisões são tomadas.
Indivíduos Perceptivos (P) são muito bons em improvisação, sentem-se tranquilos deixando suas opções em aberto, serem descontraídos em relação ao seu trabalho, e buscam a liberdade.

Identidade
Finalmente, o aspecto Identidade é base de todos os outros, mostrando o quanto nós somos confiantes em nossas capacidades e decisões:

Indivíduos Assertivos são emocionalmente estáveis, calmos, relaxados e se recusam a se preocupar em demasia.
Indivíduos Turbulentos são autoconscientes, se preocupam com sua imagem, são motivados pelo sucesso e perfeccionistas.


O site para o teste, assim como todos os créditos para as imagens e informações do teste MBTI é muito fácil encontrar, é só CLICAR AQUI!

O meu resultado foi INFP, e o seu? Faça o teste e deixe aqui embaixo seu comentário, crítica e sugestão e nos vemos na próxima. :)
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

3 comentários: