Páginas

A curiosidade por trás do Duolingo - Momento Monóculo

Duolingo

Muito provavelmente você deve conhecer o Duolingo, um site e aplicativo que te ajuda a aprender vários idiomas. O conteúdo do Duolingo é relativamente simples, nada muito avançado ou extraordinário, porém é uma ferramenta poderosíssima pra ajudar no aprendizado de idiomas, mas eu comento melhor sobre essa excelente ferramenta mais pra frente pois não posso deixar de começar a história do Duolingo sem antes contar a história do Captcha e do Recaptcha.

CAPTCHA e RECAPTCHA

Todo mundo sabe o que é o Captcha e o Recaptcha? Muitos de vocês talvez não se recordem só pelo nome, mas deixa eu simplificar as coisas. Lembra daqueles códigos distorcidos que aparecem pra você digitar quando vai fazer algum download, fazer alguma compra ou se cadastrar em algum site? Pois esses insuportáveis códigos possuem nome e são justamente chamados de Captcha e Recaptcha. Além disso, esse sistema tem um criador chamado Luis Von Ahn.

Recaptcha
Luis Von Ahn deu vida à este monstro com o propósito de evitar que programas de computador acessem o conteúdo onde está sendo solicitado esta combinação, pois teoricamente nenhum programa de computador consegue identificar os caracteres da imagem quando estão distorcidas, já um ser humano consegue facilmente. Já no caso do Recaptcha o propósito continua o mesmo, mas pode-se notar uma pequena mudança, nele aparecem 2 combinações de palavras para você digitar e é aí que está a grande ideia de Luis Von Ahn. Uma dessas combinações é o código em si para validação no site e o outro é uma palavra digitalizada de um livro, ou seja, quando você digita essa palavra você está ajudando a digitalizar livros reais pelo mundo e várias outras pessoas estão ajudando a fazer o mesmo. E, com essa contribuição mundial, milhares de livros estão sendo transformados em formatos digitais.
Um pouco irritante, mas simples e genial, não acha?

DUOLINGO

Essa mesma ideia de crowdsourcing utilizada no Captcha e Recaptcha foi também aplicada para o Duolingo. No site, ou através do aplicativo, você consegue aprender diversos idiomas, como inglês e espanhol, de forma gratuita e ao traduzir textos para o seu idioma, você, ao mesmo tempo, está traduzindo um texto de um site real para a sua língua materna. Resumindo, você aprende um idioma de forma simples e eficaz sem pagar nada pro site e, traduzindo o conteúdo, você está contribuindo para que aquela informação esteja disponível para outras pessoas que falam a mesma língua que você.
Novamente, genial, não concorda?

Mais genial ainda é o vídeo da palestra do Luis Von Ahn no TED que você pode conferir abaixo. Ele vai contando de forma divertida como surgiu a ideia da criação do Duolingo. Vale o clique.



E também uma curta entrevista do criador, mas com bastante conselhos bons. :)



O resultado foi tão impressionante que o aplicativo do Duolingo acabou entrando na lista dos melhores aplicativos de 2013 na Apple Store e também no Google Play. A lista completa dos aplicativos da Apple Store você pode consultar aqui e a lista dos aplicativos do Google Play você pode consultar aqui.

Duolingo - Melhor aplicativo de 2013 na Apple Store e Google Play

Para quem ainda não conhece o Duolingo, ele tem uma mecânica bem interessante para aprender o idioma. A estrutura faz parecer como se você estivesse num jogo, tem várias fases pra passar, essas fases são basicamente um tema diferente do idioma que você vai estudar, como viagens, animais, comidas, números, cores, etc. Dentro desses temas, existem várias lições relacionadas para que você possa praticar. Para cada lição você tem 3 corações e sempre que erra algum exercício, você perde um coração e, caso perca todos os corações, será necessário voltar ao início da lição e tentar novamente. Cada lição finalizada desbloqueia a próxima e assim por diante. Dentro do site você tem acesso a loja onde pode comprar fases bônus, corações extras, itens pra ajudar a ganhar Lingots, a moeda do jogo que é possível obter ao terminar cada lição.

Duolingo - Unidades

Duolingo - Loja

Uma ótima opção para praticar e aperfeiçoar ou começar a aprender o idioma inglês e espanhol de forma gartuita. Por enquanto são esses os idiomas disponíveis com tradução em português. Há diversas outras línguas porém ainda estão traduzidas somente para o inglês, mas novos idiomas estão em desenvolvimento na incubadora do site.

Curtiu? Se interessou? Então curta e compartilhe este link para que mais pessoas possam conhecer o Duolingo para aprender novos idiomas e ajudar a contribuir na tradução de vários conteúdos interessantes.

Links Úteis:
Página Oficial do Duolingo
Download do App Duolingo para Android
Download do App Duolingo para iPhone, iPad e iPod
Meu perfil no Duolingo - adiciona lá pra gente disputar no ranking ;)

Deixe aqui embaixo seus comentários, críticas e sugestões! Muito obrigado pela visita e até a próxima! :)


Duolingo - Coruja Verde Mascote

Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

2 comentários:

  1. Sugoooii *-*
    Pena que eu não tenho um smartphone xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luh, enquanto isso você pode usar pelo site https://www.duolingo.com/ :D

      Excluir