Páginas

Resenha - Strengths Finder 2.0 - Descubra Seus Pontos Fortes

Recentemente ganhei o livro Strengths Finder 2.0, ou Descubra seus Pontos Fortes, como é o título do livro em português. O livro mostra os resultados de uma pesquisa envolvendo o Dr. Donald O. Clifton, Tom Rath, autor do livro, e um grupo de cientistas da Gallup. Está presente no livro a descrição de 34 tipos diferentes de pontos fortes presentes nas pessoas. A criação desse teste foi iniciado em 1998 e lançado em 2001 sua primeira versão e em 2007 chega em sua versão 2.0 com uma maior precisão e facilidade para fazer o teste.
Neste livro, além de estar presente a descrição destes 34 tipos de pontos fortes, há também no final do livro um código para que você possa acessar o site Strengths Finder e utilizar este código para efetuar o teste e descobrir quais são os seus 5 maiores pontos fortes e utilizá-los não só para o trabalho, mas também para outras áreas na sua vida. A ideia é que as pessoas parem de concentrar toda sua atenção em consertar suas fraquezas e foquem em seus pontos fortes que poderão descobrir respondendo o teste no site. Como dito no livro, focar em seus pontos fortes, no que você tem mais aptidão e facilidade é uma estratégia utilizada pela maioria das pessoas bem sucedidas, ao invés de gastarem energia tentando consertar suas fraquezas, pois levará muito mais tempo do que focar no que você já tem mais habilidade.

Descubra Seus Pontos Fortes



Achei muito completo o estudo e os resultados que obtive realmente expressam muito do que eu sou. É possível até fazer uma breve associação com os conhecidos testes vocacionais, mas diferente destes testes, o que o livro traz é, digamos que sua essência e isso faz com que até facilite na escolha de uma carreira ou atividades a se relacionar. Inconscientemente, sempre estive à procura de um teste completo assim, já que todos os testes vocacionais que fiz e que conheço que existem no Brasil acho extremamente defasados, todos muitos parecidos e bem genéricos, pouco funcionais. O teste que eu mais tinha me identificado foi o Myers-Briggs Type Indicator, mais conhecido como MBTI, um chefe meu tinha me apresentado um site onde as perguntas eram bem específicas e as respostas eram basicamente sim ou não, ou seja, direto ao ponto.
Pra quem quiser conhecer melhor sobre o teste, pode clicar aqui.

O livro Strengths Finder 2.0 traz uma nova experiência. Recomendo fortemente à todos e, em especial àqueles que estão se formando e pensando em qual curso de faculdade fazer e também para quem está procurando sua aptidão profissional ou em dúvida se está seguindo a carreira certa.

Essa é a lista dos 34 pontos fortes que estão descritos no livro:

1. Realização / Achiever
2. Ativação / Activator
3. Adaptabilidade / Adaptability
4. Analítico / Analytical
5. Organização / Arranger
6. Crença / Belief
7. Comando / Command
8. Comunicação / Communication
9. Competição / Competition
10. Conexão / Connectedness
11. Imparcialidade / Consistency
12. Contexto / Context
13. Prudência / Deliberative
14. Desenvolvimento / Developer
15. Disciplina / Discipline
16. Empatia / Empathy
17. Foco / Focus
18. Futurista / Futuristic
19. Harmonia / Harmony
20. Ideativo / Ideation
21. Inclusão / Includer
22. Individualização / Individualization
23. Input / Input
24. Intelecção / Intellection
25. Estudioso / Learner
26. Excelência / Maximizer
27. Positivo / Positivity
28. Relacionamento / Relator
29. Responsabilidade / Responsibility
30. Restauração / Restorative
31. Auto-Afirmação / Self-Assurance
32. Significância / Significance
33. Pensamento Estratégico / Strategic
34. Carisma / Woo

Na primeira parte do livro está descrito como a pesquisa foi avançando e como deve ser feito o teste. Na segunda parte está a descrição de cada um dos pontos fortes listados acima e por fim, o código para ser utilizado no site. Depois que li as instruções e dei uma olhada rápida na lista dos pontos fortes, fui logo fazer o teste. Basicamente, o teste te dá 2 temas e você tem que escolher com qual você tem uma afinidade maior. São bastante perguntas bem específicas e em cada pergunta você tem apenas 20 segundos pra responder. A ideia é que com pouco tempo te faça responder as perguntas instintivamente e com maior sinceridade. Ficar pensando muito pode atrapalhar no resultado. E, obviamente, no final do teste é gerado o resultado dos seus pontos fortes.
Os meus 5 pontos fortes são Ideativo/Ideation, Input/Input, Intelecção/Intellection, Positivo/Positivity e Estudioso/Learner. Confesso que fiquei muito curioso para saber todos os meus pontos fortes, ou pelo menos o TOP 10 mesmo que seja pra eu focar só no TOP 5.
Confere aí a descrição desses pontos fortes:

Ideativo / Ideation
Você é fascinado pelas ideias. O que é uma ideia? Uma ideia é um conceito, a melhor explicação para a maioria dos fatos. Você se delicia quando descobre, sob a complexidade da superfície, um conceito elegantemente simples para explicar por que as coisas são como são. Uma ideia é uma conexão. Sua mente é do tipo que está sempre procurando conexões e você fica intrigado quando fenômenos aparentemente discrepantes podem ser associados por uma conexão obscura. Uma ideia é uma nova perspectiva para desafios que nos são familiares. Você se diverte pegando o mundo que todos conhecemos e virando-o ao contrário para que possamos vê-lo de um ângulo estranho, mas estranhamente esclarecedor. Você ama todas essas ideias porque elas são profundas, porque são inusitadas, porque são esclarecedoras, porque são do contra, porque são bizarras. Por todas essas razões, você sente um choque de energia sempre que uma nova ideia lhe ocorre. As pessoas podem rotulá-lo de criativo, original, conceitual ou mesmo brilhante. Talvez você seja tudo isso. Quem pode saber ao certo? O que você sabe é que ideias são emocionantes. E na maior parte do tempo isso basta.

Input / Input
Você é curioso. Coleciona coisas. Pode colecionar informações - palavras, fatos, livros e citações - ou pode colecionar objetos tangíveis, como borboletas, ingressos de futebol, bonecas de porcelana ou fotos antigas. Seja o que for, você coleciona porque a coisa o interessa. E sua mente é do tipo que encontra muitas coisas interessantes. O mundo é excitante devido precisamente à sua infinita variedade e complexidade. Se você lê bastante, não é necessariamente para refinar suas teorias, e sim para adicionar mais informação a seus arquivos. Se você gosta de viajar, é porque cada novo destino lhe proporciona novos fatos e artefatos. Eles podem ser recolhidos e guardados. Por que vale a pena guardá-los? Muitas vezes, no momento em que você decide fazê-lo, é difícil dizer exatamente onde ou por que precisará deles; mas será que amanhã ou depois eles não podem se tornar úteis? Com tantos possíveis usos em mente, você simplesmente não se sente bem jogando nada fora. Então continua recolhendo, coletando, arquivando as coisas. Isso lhe parece interessante. Mantém sua mente aberta. E talvez um dia alguma dessas coisas venha a se mostrar realmente valiosa.

Intelecção / Intellection
Você gosta de pensar. Gosta de atividade mental. Gosta de exercitar os "músculos" do cérebro, alongando-os em todas as direções. Essa necessidade de atividade mental pode ser focada; por exemplo, você pode estar tentando resolver um problema, desenvolver uma ideia ou compreender os sentimentos de outra pessoa. O foco exato vai depender de seus outros pontos fortes. Por outro lado, essa atividade mental também pode ser desprovida de foco. O tema da Intelecção não dita aquilo que você pensa; simplesmente determinar que você gosta de pensar. Você é o tipo de pessoa que gosta do tempo que passa sozinha porque é seu momento de concentração e meditação. É introspectivo. Num certo sentido, você é sua melhor companhia, fazendo a si mesmo algumas perguntas e tentando encontrar respostas por conta própria para ver como elas soam. Essa introspecção pode levá-lo a uma ligeira sensação de descontentamento quando você compara o que lhe cabe fazer na realidade com todos os pensamentos e ideias que sua mente concebe. Mas a introspecção também pode conduzi-lo a assuntos mais pragmáticos, como os acontecimentos do dia ou um conversa que você planeja ter mais tarde. Onde quer que o leve, esse rumor mental é uma das constantes de sua vida.

Positivo / Positivity
Você é generoso com os elogios, rápido para sorrir e está sempre à procura do lado positivo de uma situação. Alguns o chamam de cuca-fresca. Outros gostariam de ter a sua capacidade para sempre enxergar o copo meio cheio. De um modo ou de outro, as pessoas querem estar perto de você. O mundo delas parece melhor ao seu lado porque seu entusiasmo é contagiante. Privados de energia e otimismo, alguns têm mundos enfadonhos e monótonos ou, pior, pesados, sob pressão. Você parece descobrir um modo de iluminar seus espíritos. Injeta emoção em cada projeto. Celebra cada realização. Encontra meios de tornar tudo mais empolgante e mais vital. Alguns cínicos podem não acreditar na sua energia, mas dificilmente você se deixa abater. Seu tema Positivo não permite. Por alguma razão você não consegue escapar de suas convicções: a de que é bom estar vivo, a de que o trabalho pode ser divertido e a de que, apesar dos contratempos, nunca se deve perder o senso de humor.

Estudioso / Learner
Você adora aprender. A matéria que mais lhe interessa será determinada por seus outros temas e experiências, mas, seja qual for o assunto, você será sempre atraído para o processo de aprendizagem. O processo, mais que o conteúdo ou o resultado, lhe parece especialmente empolgante. Você fica motivado com a jornada firme e consciente da ignorância à competência. A emoção das primeiras informações, os primeiros esforços para recapitular ou praticar o que você aprendeu, a confiança crescente numa técnica dominada - este é o processo que o instiga. Sua empolgação o leva a se envolver em experiências adultas de aprendizado - ioga, aulas de piano ou cursos superiores. Ela lhe permite prosperar em ambientes de trabalho dinâmicos, onde você seja solicitado a desempenhar tarefas que o obriguem a aprender muito e depressa sobre algum assunto e, após um curto período de tempo, passar para o próximo. O tema Estudioso não indica necessariamente que você procura se tornar perito na matéria ou que está lutando pelo prestígio que confere determinada credencial profissional ou acadêmica. Os frutos do aprendizado são menos significativos do que o processo de chegar lá.

Depois que você faz o teste, no site da Gallup ainda é possível fazer download de alguns materiais e assistir videos relacionados aos pontos fortes. O único porém é que o material no site está apenas em inglês. Abaixo segue um quadro com os pontos fortes distribuídos em 4 categorias que são: Execução (Roxo), Influência (Laranja), Construção de Relacionamentos (Azul) e Pensamento Estratégico (Vermelho).

Categorias Descubra Seus Pontos Fortes - Strengths Finder 2.0

Curiosamente, 4 dos meus pontos fortes fazem parte da categoria Pensamento Estratégico.

Já conhecia o livro e fez os testes? Deixe então seu comentário aqui embaixo com os seus 5 pontos fortes e no que já lhe foi útil ter este conhecimento.
Não fez o teste ainda e se interessou em descobrir seus pontos fortes? Vou deixar os links dos livros para que você possa comprar online:

Livro - DESCUBRA SEUS PONTOS FORTES
Livro - STRENGTHS FINDER 2.0

Livro Strengths Finder 2.0
Livro Descubra Seus Pontos Fortes























Título: Descubra Seus Pontos Fortes
Título original: Strengths Finder 2.0
Autor: Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, Ph.D. / Tom Rath
Editora: Sextante / Gallup Press
Ano de Lançamento: 2008 / 2007
Número de Páginas: 272 / 175
País: EUA
Sinopse: Marcus Buckingham e Donald O. Clifton descobriram que a maioria das empresas dá pouca ou nenhuma atenção aos pontos fortes de seus funcionários. Preferem investir tempo e dinheiro na tarefa de corrigir suas fraquezas, achando que desse modo as pessoas atingirão a excelência. Por outro lado, a pesquisa revelou que os profissionais bem-sucedidos compartilham um segredo - usam suas energias para aprimorar aquilo que fazem melhor, deixando seus pontos fracos em segundo plano. E, assim, tornam-se cada vez mais competentes, produtivos e felizes. Para ajudar o leitor a descobrir quais são e como aprimorar seus talentos e de seus colaboradores, este livro traz um programa em torno do teste 'Descubra a fonte de seus pontos fortes'.



Deixe aqui embaixo seus comentários, críticas e sugestões! :)

Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

2 comentários:

  1. 4 dos meus também estão em pensamento estratégico! Estou com dificuldade de relacionar os 5 temas! Como você fez isso

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho os seus mesmos 4 pontos fortes em pensamento estratégico, só diferindo na ordem, e um em execução, o difícil é relaciona-los de forma lógica...O instituto poderia nos ajudar a fazer essa conexão.

    ResponderExcluir