Páginas

Obrigado, Nelson Mandela e Descanse em Paz

Este não é o primeiro post que falo sobre Nelson Mandela. O primeiro post foi este AQUI em que eu presto uma homenagem ao aniversário de 95 anos deste excelente ser humano. Hoje, mais uma vez quero falar de Mandela, infelizmente não em uma data alegre. Na data de ontem, 05 de Dezembro de 2013, Nelson Mandela morreu.

Nelson Mandela 1918-2013


Como eu descrevi no meu post anterior sobre ele, já havia muito tempo em que ele estava com uma infecção pulmonar e foi essa a causa de sua morte. Cedo ou tarde já sabíamos que esse dia fatídico viria e eu meio que já estava preparado, conformado com isso. Que essas pessoas, por mais incrivelmente épicas que elas sejam, um dia terão que partir. Me fez lembrar até o vídeo de um discurso feito pelo Steve Jobs na universidade de Standford que, diga-se de passagem é sensacional também. Mas o que me fez ficar realmente triste com toda essa notícia da morte do Mandela, foi pelo fato das pessoas aqui no Brasil simplesmente ignorarem porque, fiquem pasmos com isso, não conhecem quem realmente foi Nelson Mandela e o que ele representou para o mundo inteiro.

Nelson Mandela - Caricatura

Um antigo chefe e amigo meu postou no Facebook algo que para mim fez muito sentido na hora. Ele disse que as pessoas fizeram um escândalo muito maior nas redes sociais quando morreu Hebe Camargo, Chorão e Paul Walker. Realmente quando você acessava as redes sociais era uma notícia atrás da outra, mensagens após mensagens, estava ficando cansativo até. Não preciso nem mencionar como foi quando morreu um MC qualquer coisa aí que eu nem lembro o nome agora e isso realmente não importa. Estava um inferno qualquer rede social que você acessasse.
A repercussão que estas pessoas tiveram foi estrondosamente maior do que sobre Nelson Mandela. Lá fora, nos outros países, a história é diferente, claro.
Cito as redes sociais porque são nelas que estão centradas as mentes jovens deste país e que, por enquanto fazem parte do país, mas que futuramente se tornarão o próprio país e, numa logica muito simples, o Brasil será reflexo da mente dessas pessoas.
Entendam que não estou de maneira nenhuma desumanizando as pessoas que citei, nem que elas são inferiores a qualquer outro ser humano. O que quero expor é que quando você realmente entende o que Nelson Mandela e pessoas como ele fizeram pelo mundo, você enxerga a grandiosidade das coisas e, que os atos que as pessoas que citei acima tiveram, são de longe menos importantes que as atitudes comparado ao Mandela. Faz você pensar que as situações que você reclama no seu dia a dia são banais perto do que ele passou e, mesmo assim, ele superou tudo e conseguiu literalmente mudar o futuro de muitas pessoas, fazer a diferença pra quem realmente precisava porque ele lutava por um ideal nobre, por um mundo melhor e essa foi sua grande vitória.

Nelson Mandela

É exatamente por essa falta de interesse dos brasileiros nos acontecimentos mais importantes do mundo que explica o Brasil como ele é hoje. Brasileiro gosta mesmo é de coisas que são vulgar, não apreciam nem procuram saber de um fato que exija mais de seu intelecto. Política, cultura e investimentos são assuntos que exemplificam bem o que quero dizer.

Lembrei da tirinha do site Will Tirando perfeitamente o comportamento do brasileiro:

Will Tirando - Des-Honestidade

Qual brasileiro que nunca ostentou na balada ou qualquer outro lugar? Qual brasileiro que nunca tirou nota boa colando simplesmente porque estava com preguiça de estudar? Que nunca se aproveitou da situação, Quem nunca recebeu dinheiro a mais do troco e não devolveu? Que nunca pegou trem lotado, viu uma pessoa idosa ou gestante próxima e fingiu que estava dormindo só pra não dar o lugar? Que nunca comprou um filme pirata ou até mesmo um aparelho pirata, assinou o plano básico de TV à cabo e instalou o aparelho que desbloqueia todos os canais? Que nunca dirigiu sem nem ter carteira de habilitação? Ou pior, que nunca dirigiu bêbado? Quem nunca se aproveitou de uma situação com desculpas ou premissas extremamente escrotas?

Estou generalizando? Sim, estou! É só você parar pra pensar que quando você encontra uma pessoa correta em sua essência, você fica surpreso por essa pessoa ser assim e muitas vezes essa mesma pessoa é tratada como idiota, como uma pessoa que não se encaixa na sociedade, não se encaixa no estilo brasileiro de ser.
Essa é a essência do brasileiro e enquanto isso não mudar, o Brasil continuará sendo o que é. Os políticos serão sempre os mesmos. As músicas vulgares continuarão fazendo sucesso e terá aquele ser medíocre para disseminá-lo. As pessoas comentadas nas redes sociais serão o reflexo do pensamento do povo, seja bom ou ruim.

Nelson Mandela

Quero fazer deste post um tributo ao meu velho companheiro, ao meu amigo. Mandela foi um ser humano sem igual e não me canso de repetir isso. Encorajo todos a conhecerem um pouco mais do que ele realmente foi. Não sabe por onde começar? Comece pelo POST que eu fiz. Veja os filmes, assista o documentário, leia os livros. Não se limite também somente ao Nelson Mandela. Conheça mais sobre outras pessoas que fizeram a diferença nesse mundo. Talvez você não saiba, mas o mundo está repleto de pessoas que fazem a diferença. Deixo aqui um pequeno vídeo de um dos meus ídolos atuais citando várias outras pessoas inspiradoras neste mundo:



No final das contas, como Mandela morreu é o menos importante de tudo. As pessoas morrem e isso é inevitável, mas o que Nelson Mandela fez, o legado que ele deixou, isso sim será eterno. Eterno nas pessoas que ele inspirou, eterno nas pessoas que foram diretamente ajudadas por ele e eterno no mundo inteiro, quer você saiba quem ele é ou não.

Obrigado mais uma vez por tudo Mandela. Descanse em paz. O mundo te agradece pelos seus feitos. Com certeza você será lembrado pelas futuras gerações e viverá no coração principalmente daqueles que almejam o bem das pessoas ao seu redor.

Nelson Mandela

Deixo a seguir o pronunciamento de alguns grandes líderes mundiais e de pessoas famosas ao redor do mundo:

Jacob Zuma

"Nosso povo perdeu um pai. Apesar de sabermos que o dia dele chegaria, nada pode diminuir nossa sensação de perda profunda e duradoura".

"Sua incansável luta pela liberdade lhe rendeu o respeito do mundo. Sua humildade, paixão e humanidade lhe renderam seu amor. Nossa nação perdeu seu maior filho".

"Nós vimos neles algo que buscamos em nós mesmos."

O presidente da África do Sul anunciou que todas as bandeiras do país serão hasteadas a meio mastro durante todo o funeral de Mandela.


Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, em pronunciamento oficial

"Nós perdemos um dos mais influentes, corajosos e profundamente bons seres humanos com o qual qualquer um de nós pode conviver neste mundo. Ele não pertence mais a nós, ele pertence à história."

"Através de sua dignidade feroz e disposição inflexível para sacrificar sua própria liberdade pela liberdade dos outros, Madiba transformou a África do Sul e mudou todos nós. Sua jornada de prisioneiro a presidente personificou a promessa de que seres humanos e nações podem mudar para melhor."

"Eu não posso imaginar minha vida sem o exemplo que Nelson Mandela deu."

O presidente americano afirmou ainda que sempre estudou e se inspirou em Mandela. “A minha primeira ação política foi um protesto contra o apartheid”.


Dilma Rousseff, presidente da República, em nota oficial

"O governo e o povo brasileiros receberam consternados a notícia da morte de Nelson Mandela."

"Personalidade maior do século XX, Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano da história contemporânea – o fim do apartheid na África do Sul."

"Seu combate transformou-se em um paradigma, não só para o continente africano, como para todos aqueles que lutam pela justiça, pela liberdade e pela igualdade."

"O governo e o povo brasileiros se inclinam diante da memória de Nelson Mandela e transmitem a seus familiares, ao Presidente Zuma e aos sul-africanos nosso sentimento de profundo pesar."

"O exemplo deste grande líder guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz no mundo."


Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, no Twitter

"Jamais esquecerei meu amigo Madiba"


Bill Gates, , fundador da Microsoft, no Twitter

"Todas as vezes em que Melinda e eu nos encontrávamos com Nelson Mandela, saíamos mais inspirados do que nunca. Sua graça e coragem mudaram o mundo. Este é um dia triste"


Dalai Lama, líder tibetano

Um homem de coragem, integridade e princípio inquestionáveis. Perdi um querido amigo".


Fergie, vocalista do Black Eyed Peas, no Twitter

"Conhecer Nelson Mandela na casa dele em Johanesburgo foi um momento realmente memorável na minha vida. Ele era um anjo"


Hugh Jackman, ator, no Twitter

"Nelson Mandela... a definição de graça, dignidade e inspiração. Sua luz continuará brilhando. Que ele descanse em paz"


Joaquim Barbosa, Presidente do Supremo Tribunal Federal, em nota oficial

Em nome do Supremo Tribunal Federal, envio minhas profundas condolências à senhora Graça Machel e aos familiares de Nelson Mandela, assim como ao povo e ao governo sul-africanos. A morte de Nelson Mandela torna o mundo mais pobre de referências de coragem, dignidade e obstinação na defesa das causas justas. Sua vida altiva traduziu o sentido maior da existência humana. Seu nome permanecerá como sinônimo de esperança para todas as vítimas de injustiça em qualquer parte do mundo"


Justin Timberlake, cantor e ator, no Twitter

"Um de nossos MAIORES líderes... obrigado por SER o verdadeiro significado da compaixão. Que você esteja em paz agora #RIPNelsonMandela"


Samuel L. Jackson, ator, no Twitter

"Nunca conheci uma pessoa melhor do que Nelson Mandela em minha vida. Meus sentimentos à sua família e ao seu pais"


Thiaguinho, cantor, no Instagram

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." Nelson Mandela - Descanse, Guerreiro da Paz! #Mandela #4P"

Martin Luther King, Gandhi, Nelson Mandela, Dalai Lama

##### FIM... ? #####

Make Every Day a Mandela Day

Deixe aqui embaixo seus comentários, críticas e sugestões! :)

Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário