Páginas

Laços - A Linda Graphic Novel da Turma da Mônica

Recentemente adquiri o exemplar da +Turma da Mônica chamado LAÇOS, que é a segunda Graphic Novel produzida pela Graphics MSP com os desenhos de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (A primeira Graphic Novel foi ASTRONAUTA - MAGNETAR do desenhista Danilo Beyruth). Uma Graphic Novel se difere de uma HQ comum basicamente por ter uma história independente, um pouco mais longa que as histórias em quadrinhos tradicionais e por começar e terminar a trama na mesma revista, o que seria uma espécia de um longa metragem, um conto paralelo ou um OVA.

CAPA TURMA DA MONICA LAÇOS

A palavra pra descrever esta Graphic Novel é unânime, ela é extremamente LINDA. Isso mesmo, sem vergonha de ser feliz, TURMA DA MONICA LAÇOS chama a atenção principalmente pela sua beleza tanto nas cores quanto no estilo de desenho dos personagens. A história e os desenhos todos foram elaborados pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi que conseguem transmitir muito bem a essência dos personagens da nossa infância nessa historinha. Tem o Cebolinha líder, determinado, trocando o R pelo L e com seus clássicos 5 fios de cabelo e esvoaçados pelo vento; o Cascão criativo e com um cabelo moicano muito louco, o que me faz ficar em dúvida qual o penteado mais legal dele, se é esse moicano ou o black power que a Lu desenhou nele quando era um bebê; Tem a Magali, magrela e comendo a todo momento; a Mônica com umas pernas muito grossas e pela primeira vez você realmente acha ela gorducha. E baixinha. Só não achei dentuça.

MAGALI MONICA CEBOLINHA CASCAO



Eu li vários comentários que os irmãos fazem referências na história a filmes infanto-juvenis dos anos 80, como Conta Comigo, Goonies, Garotos Perdidos e até mesmo E.T., mas - com exceção do E.T. - eu não vi nenhum desses filmes então não tenho como comentar. Só que as referências que os Cafaggi utilizam para fazer você lembrar da sua infância e trazer esta experiência a tona enquanto está lendo LAÇOS não param por aí, tem diversos momentos que eles exibem cenas de alguma história antiga da TURMA DA MONICA que eu lia e relia quando era pequeno e também fazem referência a obras de arte do Mauricio de Sousa.

A trama em si eu não achei extraordinária. Segue um roteiro padrão. O floquinho se perde, todos saem em busca dele, tem seu momento de perigo e no final eles o encontram e voltam pra casa felizes. Não é ruim, só não é pelo roteiro que a revista encanta e sim  pelo desenho e a pintura e todas as referências presentes nas páginas. Simples, genial e apaixonante.

Como um bom leitor de histórias em quadrinhos, eu viajava em cada cena que estava presente na página, cada sentimento foi muito bem transmitido nos traços dos personagens e dos cenários. Realmente fiquei admirado pelo trabalho. Da uma olhada em algumas imagens que me fascinaram:











Outro ponto que foi bem trabalhado nas cenas foi a iluminação. Os irmãos fizeram questão de colocar os horários do dia conforme fosse passando justamente pra poder trabalharem diferentes formas de colorir a cena, desde o anoitecer até o amanhecer.




E no final tem uma cena da Magali com um vestido verde que passou despercebida por mim. Depois acabei lendo no final da revista que eles utilizaram esta cor pra fazer referência a primeira aparição da Magali nas tirinhas que foi com um vestido verde.

É sensacional ver que os próprios irmãos também se encantaram com sua própria criação e ver a Lu chorando ao ver a revista pronta é, no mínimo, tocante.



Resumo: Pra todos que gostam de histórias em quadrinhos e as histórias dos personagens do Mauricio de Sousa fizeram parte da sua infância (ou fazem parte da sua vida até hoje, como no meu caso), comprem esta Graphic Novel porque TURMA DA MONICA LAÇOS está fenomenal.

Para todos que se interessaram, aqui está o link para compra online pela Panini:
http://www.paninicomics.com.br/web/guest/titulos_detail?category_id=193071

Parabéns Mauricio de Sousa, parabéns Graphics MSP e parabéns Vitor e Lu pela ótima produção. Espero ansiosamente pela próxima Graphic Novel que será a do CHICO BENTO e a do PITECO, pois se continuar no nível que estão saindo estas obras, vai valer muito a pena ter como parte da coleção.

Obrigado a todos pela leitura e voltem sempre porque Turma da Monica é engraçado. Sintam-se a vontade para deixarem seus comentários. Até a próxima.


Deixe aqui embaixo seus comentários, críticas e sugsetões! :)

Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário